Fractais e os Mercados


Fractais (do latim fractus, fração, quebrado): Geometria Não-Euclidiana.


Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala de tamanho, intensidade ou de tempo. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.


O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.
Os fractais podem ser gerados por processos de múltiplas ocorrências e iterações entre formações ou estruturas que se reptem, ou se multiplicam entre sí, numa dinâmica de "autossimilaridade"
Tudo no universo em que vivemos é "fractal".  Um Ser Humano Adulto, comparado à uma criança de 8 anos, que comparada à um feto, gera uma correlação fractal!. 
Não é surpresa que a dinâmica de expansão e contração Fractais esteja alinhada com a Golden Ratio, também conhecida como Proporção divina, cuja razão matemática é 1,618 e 0,618, origem da Sequência de Fibonacci

Mercado de Ações, Gráficos de Preços e os Fractais:


Na minha opinião, R.N. Elliott foi o autor que formulou o mais profundo e legítimo tratado sobre o caráter Fractal dos mercados ao publicar sua obra "O Principio da Onda". Apesar de o termo "fractal ter sido cunhado somente em 1975, Elliott percebeu o "Comportamento Relativo" do mercados em diferentes fractais, em 1935!
Ao observarmos qualquer gráfico de preços de qualquer ativo em qualquer mercado, poderemos constatar que as "Estruturas Gráficas" deixadas pela ação dos preços obedece claramente à uma dinâmica fractal, já que estas se replicam em tamanhos diversos, uma depois da outra, uma dentro da outra, em sentidos opostos. Repare como as imagens abaixo revelam estruturas na forma de ZIG ZAGs (Impulsos 1-2-3-4-5) e de "W" e "M" (ABC), e como é difícil, inclusive, diferenciar o que é uma e o que é outra.




De certa forma essa constatação contrapõe-se aos princípios da "Teoria do Caos" e à hipótese do "Mercado Eficiente" que, em sua base conceitual, consideram o comportamento dos mercados como "estocástico". 
Em contrapartida, o uso da Análise Gráfica como estratégia de negociações nos mercados de renda variável baseia-se na crença de que o comportamento passado dos preços tende a se replicar no presente e no futuro. A Análise Gráfica, portanto, incorpora o conceito dos "Fractais" como princípio básico do comportamento dos preços. 

Os mercados movem-se em um constante Fluxo e Refluxo gerando ondas que se propagam com mais ou menos intensidade. A representação de tais ondas no gráfico de preços revela a natureza de todo e qualquer mercado de tender ao equilíbrio após atingir níveis de saturação. E a própria tentativa de voltar ao equilíbrio gera movimentos intensos que voltam a saturar temporariamente os mercados. É exatamente esta dinâmica de equilíbrio-desequilíbrio-equilíbrio que faz do mercado um conjunto universal de movimentos fractais, ou seja, idênticos, em diversas escalas de tamanho.


Incorporando o Conceito Fractal na Atividade de Análise e Trading


É mandatório que um analista saiba identificar o comportamento de seu mercado em diversos ciclos. Portanto é fundamental que um analista tenha convicção dos princípios que regem a  movimentação dos preços de qualquer mercado, em diferentes fractais na escala do tempo e na escala dos preços. Relembrando, o mercado é um eterno processo de Fluxo e Refluxo e, consequentemente, um eterno processo de "ajuste de desequilíbrios gerados por movimentos de intensidades e tamanhos diferentes"

Aceite este princípios simples e você será capaz de compreender que a "a tendencia vista em seu tempo gráfico de trades é apenas RELATIVA á uma tendência - contrária ou não - de tempos gráficos muito superiores"

E que os mercados só fazem tendencia por um motivo apenas: Caminhar do desequilíbrio para o equilíbrio e vice versa.

IBOV GRÁFICO DIARIO


IBOV GRÁFICO SEMANAL

Um modo efetivo de compreender os princípios que regem a movimentação dos preços entre diferentes contextos no mesmo mercado é através do estudo dos  ZIG ZAGs de preço pois, como vimos nas imagens acima, estes se repetem continuamente em todas as dimensões fractais. E são as ZIG ZAGs de preço que guardam dentro de sí o DNA da dinâmica de movimentação de qualquer mercado em qualquer dimensão Fractal e "entre diversas" dimensões fractais.

Correlacionar os ZIG ZAGs de preço entre fractais de diferentes dimensões é uma habilidade indispensável para a compreensão de outros princípios básicos como o da "Tendencia Relativa" e o das "Estruturas de Preço Dominantes" bem como para o entendimento "Estruturas Avançadas de Preço (Ws e Ms).

Finalmente, gostaria de sugerir a Você que pense nas enormes possibilidades que este conceito simples pode proporcionar para sua estrategia de trades. Por exemplo, se você adota Médias Móveis na metodologia de trades,  já deve ter se deparado com sinais antagônicos gerados por este recurso, simplesmente pelo fato de que uma simples mudança de tempo gráfico faz com que as Médias Móveis assumam comportamentos divergentes entre sí.

Pense numa forma de calibrar as suas Médias Móveis de modo padronizado em todos os tempos gráficos, de modo que estas indiquem a tendencia relativa da ação imediata dos preços em relação aos tempos gráficos maiores (dominantes). Assim, saberá quando a tendencia de fractais menores está "alinhada" ou "contrária" à tendência de fractais maiores.
Alinhamento entre Tempos Gráficos 


Nos vemos nos mercados! Um forte abraço e Muito Obrigado por sua visita por aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente, critique, exponha seu ponto de vista e tire suas dúvidas!